Quando o passado encontra o presente:
o underwear de 30 e o homewear do século XXI
O underwear feminino da década de 30 trouxe para nós uma peça muito interessante: as liseuseus.
Essas peças, descritas abaixo nos números 3874 e 3875, eram bolerinhos (casaquinhos) usados sobre a camisola. Hoje em dia, podem ser reeditados, não só para o homewear, mas ainda para um possível streetwear, em uma escapadinha à rua. Aliás, o homewear está com força total! Os desfiles de Marc Jacobs e Louis Vuitton, para as coleções de outono/inverno 2013/2014 comprovam isso.
Esse editorial, com reportagem e imagens sobre o "look pijama", você pode ler na Revista l'Officiel de setembro de 2013!
Pode acreditar, trabalhar e estudar em casa é uma tendência irreversível. E nada melhor do que peças elegantes para receber uma eventual visita! E as liseuses funcionam nessa direação.
3866: Soutien-gorge (soutien de alcinhas) em seda e tule;
3867: Combinação longa em crepe (provavelmente de seda), com fino bordado e rendas;
3868: Combinação curta em cambraia, adornada por galão e pontinhos bordados;
3869, 3870 e 3871: Conjunto de 3 peças em crepe "rayonee" (em rayon/viscose ou seda artificial, como era chamada naquela época), renda Valencienne;
3872: Camisola para noite, muito simples em seda, pala abotoada;
3873: Camisola para ser usada com robe, em crepe (provavelmente de seda) e fino bordado;
3874: Bolero, (chamado liseuse e que se usava sobre a camisola) em cetim claro, barrados e gola escuras;
3875: Bolero em crepe e rendas Valenciennes;
3876: Combinação em tecido "pois" (bolinhas) multicoloridas sobre fundo branco;
3877: Shortinho (cuja peça de underwear, àquela época, era chamada de culotte), amplo, em Crêpe de Chine, com aplicações de rendas de Alençons (região da Normandia tradicional na produção de rendas. É só clicar no link para ver sobre essas e outras);
3878: Elegante camisola para noite feita em cetim (lado opaco), acinturada por laço e tiras feitas pelo lado brilhante do mesmo tecido. Metragem recomendada: 3 ms e 30 cms + 100 cms.
Nenhum comentário:
Postar um comentário